Chá de Alho: Benefícios, Para que Serve e Como Fazer em Casa!

limão e mel para gripe com água morna

Veja as vantagens da infusão desta planta muito utilizada em temperos:

O “Allium sativum”, também conhecido como alho, é uma planta que cresce abundantemente em várias partes do mundo. Originário do Oriente, acredita-se que foi levado a outras partes do planeta por exploradores e mercadores que conheciam as suas propriedades medicinais e seu sabor como especiaria.

Alguns historiadores afirmam que o alho já era utilizado no antigo Egito em abundância. Heródoto, o historiador grego dizia que os egípcios costumavam alimentar seus escravos com uma dieta rica em cebolas, alho e rabanetes. Aparentemente esta mistura dava energia aos trabalhadores.

Esta teoria parece ter sido confirmada no Antigo Testamento. Quando os israelitas estavam cansados de vagar pelo deserto começaram a reclamar e sentir saudades do Egito. Na Bíblia é dito que eles lembravam-se das comidas que tinham no Egito, de graça, e uma delas era o alho.

Na verdade, uma das primeiras greves de que se tem notícias envolveu os construtores das pirâmides do Egito. Eles se recusaram a trabalhar por não ter recebido sua porção diária da mistura de alho.

No Brasil, o “Allium” está enraizado em nosso subconsciente coletivo por causa dos nossos antepassados portugueses que já utilizavam o chá da planta para curar resfriados. Sendo muito mais eficaz do que qualquer remédio para gripe vendido em farmácias.

como aliviar dor instantaneamente


pr

Para que serve:

Durante muito tempo os benefícios deste faziam parte apenas da crendice popular de diversas culturas. Com o avanço da medicina experimental e dos meios de pesquisa, mais e mais cientistas resolveram estudar suas propriedades e como poderiam ser aplicadas à medicina.

No século 19 o famoso cientista Louis Pasteur começou a pesquisar sobre os benefícios da planta. No século seguinte o resultado de sua pesquisa foi aplicado com sucesso pelo médico Albert Schweitzer em sua missão na África para tratar disenteria.

Na Segunda Guerra Mundial médicos das trincheiras utilizaram alho para tratar os feridos quando os remédios acabaram. Ainda inspirados pelas descobertas de Pasteur que escreveu sobre suas propriedades anti sépticas.

Diante de tantas evidências que atestam as propriedades medicinais do “Allium Sativum” vale a pena incluí-lo em sua dieta. Muitas pessoas deixam de usufruir dos seus benefícios por causa do gosto forte que o mesmo possui. Este sabor peculiar deixa um hálito muito forte na boca de quem gosta de comê-lo.

Os médicos costumam orientar a ingeri-lo cru. Algumas das suas propriedades podem ser perdidas quando ele é cozido. Isso não quer dizer que utilizar ele no preparo da comida é inútil. Apesar de perder algumas das suas características originais, ele ainda faz muito bem à saúde.

Benefícios:

Os benefícios deste chá são muitos.
Ele é antioxidante, anti-séptico, antiinflamatório, antialérgico, baixa o colesterol, ajuda a combater a pressão alta e ainda é considerado por algumas culturas como afrodisíaco.

Como antisséptico é rico em ácidos fenóis, que age nos sistemas digestivo e respiratório. Por este motivo o chá de alho ajuda no combate ao resfriado limpando as vias nasais e os pulmões de muco.

Para combater o colesterol ruim ele age como um dilatador das artérias prevenindo anginas e é capaz de dissolver coágulos no sangue.



pr

Ele também ajuda a melhorar a visão, combate dores de cabeça, câncer, fortalece o sistema imunológico, combate bactérias do trato intestinal, a tuberculose, elimina a tosse e serve para cuidar de ferimentos.

Para gripe:

Justamente por fortalecer o sistema imunológico ele possui atributos que previnem os resfriados e combatem os sintomas da gripe. Ele também ajuda a eliminar mucos das vias nasais melhorando o efeito de congestionamento causado pela gripe.

Para garganta:

A ação antiinflamatória e antisséptica do alho ajuda a combater a inflamação da garganta, matando as bactérias que costumam causar a inflamação do trato gástrico e aliviando o inchaço que causa dor e rouquidão.

Para potencializar os efeitos do alho no tratamento do resfriado comum algumas pessoas costumam aliar suas propriedades medicinais a outros ingredientes como o mel e o limão.

Com limão:

Rico em vitamina C, o limão é um forte aliado no combate a gripes e resfriados além de fortalecer o sistema imunológico.

para garganta inflamada simpatia do

A união dos dois ingredientes ajuda na rápida recuperação do paciente.

O limão também é eficiente no combate ao inchaço, prisão de ventre, dores causadas pela gota ou reumatismo, trata anemia, previne alguns tipos de câncer e combate o envelhecimento precoce. O limão também ajuda no processo de cicatrização.

Com mel:

Assim como o alho, o mel também possui propriedades antioxidantes, anti-sépticas, anti-inflamatórias e antialérgicas. Além disso, ele possui ação expectorante sendo assim um componente indispensável no tratamento de doenças do trato respiratório.

O mel também ajuda a combater a prisão de ventre, má digestão, úlceras e gastrite. Ele alivia os sintomas da bronquite, asma e dores de garganta.

Receitas:

Receita de chá de alho com limão e mel:

Este remédio caseiro rende duas xícaras de chá que pode ser ingerido quente ou frio.

Se você estiver sentindo dor de garganta dê preferência ao chá quente. Se você nunca experimentou este chá por causa do gosto pode beber sem medo. O limão e o mel camuflam o sabor do alho em até 80%.

Loading...

Ingredientes:

Componente Quantidade
Alho 02 dentes
Água 250 ml
Suco de limão 1 unidade
Mel 1 colher de sopa

Modo de preparo:

  • 1.Em uma panela coloque a água e o limão (inteiro ou em cubos) e deixe ferver.
  • 2.Depois que a água entrar em ebulição apague o fogo e abafe a panela com uma tampa.
  • 3.Deixe descansar por cinco minutos.
  • 4.Coloque o líquido em uma xícara, esprema ½ limão direto na xícara e acrescente a colher de mel. Mexa bem e beba em seguida.

Dica:

Apesar deste chá ser altamente eficaz contra os sintomas da gripe, algumas propriedades são perdidas com o cozimento.

Se conseguir, experimente comer e mastigar o alho cru.

A receita pode ser ingerida por crianças a partir dos 4 anos.

Ela também é segura na gravidez, mas deve ser acompanhada por um médico, não deixe de falar com ele sobre beber este produto.

Veja outros chás,como fazer e passo a passo de receitas, basta–>>Clicar aqui!

Clique aqui para conhecer o chá de maracujá, benefícios, como fazer e receitas



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...