Chá Caseiro para Gripe: melhores para combater os sintomas e catarro

infeccao combater receitas como fazer

Veja quais são os bons, seus benefícios, como fazer eles através do passo a passo além de muitas receitas e para que serve cada um


Não é à toa que nossas avós já usavam os chás para tratar os sintomas de muitas doenças, inclusive os da gripe. Eles realmente podem ajudar bastante.

As ervas, frutas e especiarias utilizadas são repletas de vitaminas e propriedades anti-inflamatórias que vão deixar o seu organismo forte e imune a muitas doenças.

Eles são bons mesmo?

Existem excelentes opções de remédios que podemos preparar em casa mesmo e que diminuem muito os sintomas tão debilitantes da gripe. Não só as gripes comuns, como a Influenza A e seus subtipos podem ter os sintomas amenizados com remédios e chás caseiros.

Alguns preparados com limão, alho, equinácea, gengibre, sabugueiro ou tília, que são plantas medicinais, podem ajudar bastante, pois, possuem características anti-inflamatórias.

beneficios mel gengibre hortela alho como tomar passo a passo


pr

Limão com mel ajuda mesmo?

A mistura de limão e mel é bastante benéfica para o organismo debilitado. Essa mistura auxilia no combate aos microrganismos causadores de gripes, resfriados, dor de garganta, asma e vários outros problemas que atingem as vias respiratórias.

Esses ingredientes combinados são uma forma eficaz de tratar os sintomas, pois, descongestiona o nariz, a garganta e alivia o mal-estar generalizado.

Para preparar você vai precisar:

  • 2 col. (sopa) com mel;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 xíc. com água quente.

Coloque o mel na água quente da xícara e misture bem até ficar homogêneo. Adicione o suco do limão e tome em seguida.

É importante não esperar para tomar este chá, e lembre-se de colocar o limão por último, ok? Assim, a vitamina C da fruta será preservada.

Depois que você tomar o preparado fique pelo menos 30 minutos deitado, aquecido com cobertores; e se você começar a suar, melhor ainda!



Você ainda pode usar aquelas bolsas de água quente, para atenuar a dor muscular, assim como esquentar os pés. Tudo isso deve ajudar a amenizar os terríveis sintomas.

Existe algum para a dor de garganta?

Muitos possuem propriedades analgésicas e auxiliam na diminuição dos sintomas da garganta inflamada, proporcionando alívio rápido dos incômodos.

Os melhores preparados para a garganta são os que levam gengibre, limão, mel e hortelã. Entretanto, fique atento! Se a inflamação na garganta não regredir com os chás caseiros, consulte o médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso. Anti-inflamatórios, analgésicos, ou mesmo antibióticos podem ser receitados, caso haja infecção.

Gengibre:

O chá de gengibre é excelente para a garganta.

Você vai precisar apenas de:

  • 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 1 cm);
  • 1 xíc. com água;

Para preparar basta colocar os dois ingredientes para ferver em uma panela. Depois de alguns minutinhos fervendo desligue o fogo e deixe descansar tampado por 10 minutinhos, coe e beba em seguida. Você pode tomar este chá até três vezes ao dia.

Mel e hortelã:

Para preparar este chá que limpa a garganta e garante mais conforto e bem-estar, você vai precisar de:



pr
  • Folhas de hortelã;
  • 1 xíc. com água;
  • 1 col. (chá) com mel;

Para preparar coloque algumas folhas de hortelã na água e ferva. Em seguida, coloque uma colherinha de mel, coe e beba.

Veja como fazer outras receitas para combater outros sintomas:

Bem, com a proximidade do inverno e as mudanças repentinas de temperatura, a dor no corpo, coriza e febre logo começam a aparecer, mas, algumas receitas de chás podem ajudar bastante no combate aos sintomas.

Com laranja:

Para este chá você vai precisar de:

  • 2 laranjas;
  • 1 limão;
  • 1 xíc. (chá) com água;
  • 2 col. (sopa) com mel;

Loading...

Para preparar retire o suco das frutas e reserve. Em seguida pegue as cascas tanto das laranjas quanto do limão e coloque para ferver por aproximadamente 15 minutos. Agora, adicione o suco ao chá feito com as cascas. Deixe ferver por mais dez minutinhos. Coe. Pode adicionar mel e tomar de 3 a 4 vezes ao dia. Os portadores de diabetes não devem consumir o mel.

Com alho:

Este preparado alivia bastante os desconfortos respiratórios, a dor de garganta e o mal-estar generalizado.

Entretanto, está contraindicado para os hipertensos, diabéticos e cardiopatas que fazem uso do ácido acetilsalicílico. Esta é uma bebida que possui efeito anticoagulante, sendo assim, pode ocasionar hemorragia.

Para este preparado use:

  • 3 dentes médios de alho;
  • 2 col. (sopa) com mel;
  • 2 xíc. com água;
  • Suco de limão, se desejar;

Para preparar amasse bem os dentes de alho e coloque em uma panela para ferver com 2 xícaras de água. Assim que levantar fervura deixe o fogo baixo e cozinhe por mais uns 15 minutinhos.

Coe e deixe amornar. Agora, coloque o mel e o suco de limão, se preferir. Beba em seguida.


Com equinácea:

Você já ouviu falar na equinácea? Saiba que esta é uma planta excelente para estimular o sistema imunológico e ajudar no combate aos sintomas da gripe.

Para este você vai precisar de:

  • 1 xíc. com água fervente;
  • 1 col. (sopa) das folhas secas de equinácea;

Para preparar coloque as folhas da planta em água fervente e espere uns 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Cuidados:

Infecções originadas por vírus causadores da gripe ocasionam uma série de sintomas que podem realmente derrubar você! Dores pelo corpo; febre, às vezes alta; coriza; tosse com catarro e mal estar generalizado são algumas das ocorrências quando se está com gripe. Para quem apresenta estes sinais o melhor mesmo é descansar bastante para evitar a progressão da doença para quadros mais graves como a pneumonia, por exemplo.

Note que as crianças em idade escolar estão entre a população mais propensa à gripe, já que o contato com os vírus nesta idade são mais frequentes. Os idosos são outro grupo preocupante.

caseiro limao e mel garganta inflamada
Entretanto, alguns cuidados muito simples podem evitar as gripes e outras doenças infecciosas:

  • Cuide da alimentação! Alimentos que contêm vitaminas A, B, C e E são essenciais para o sistema imunológico.
  • Beba bastante líquido para limpar constantemente o organismo.
  • Evite levar a criança doente à escola, assim, o contagio com outras crianças poderá ser evitado;
  • Higiene é fundamental, principalmente a higiene das mãos. Lave sempre às mãos e utilize o álcool em gel 70%.

Com essas dicas e estas poderosas infusões os sintomas da gripe vão melhorar e você vai poder voltar as atividades diárias com mais disposição.

Conheça muitos outros chás, para que servem, como fazer e veja muitas receitas com passo a passo entrando bem aqui!

Clique aqui agora para conhecer o chá de alho para curar a gripe dor de garganta com limão e mel.



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda, vote!)
Loading...