Estrias: Causas, Tipos e Melhores Tratamentos para Amenizar!

branca vermelhas creme para gestante

Veja como tratar o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele e livre-se dos risquinhos incômodos:

Comuns principalmente entre o público feminino, estas marcas incomodam e podem deixar muitas mulheres inseguras em relação ao próprio corpo.

Mas, você sabe o que são as estrias?

O que é:

Estas marcas na pele são, na verdade, cicatrizes que podem se formar quando acontece a desestruturação das fibras elásticas da pele. O que se vê, então, é o estiramento do tecido; linhas avermelhadas, num primeiro momento, devido à diminuição da espessura tanto da derme como da epiderme, as camadas da pele.

As marcas podem coçar um pouco ou mesmo arder, mas em geral não doem. Também não existem sintomas anunciando o seu surgimento.

em 3 dias homem com estria é feio


pr

O que causa:

Uma das causas dessas cicatrizes é o aumento de peso, ou seja, se você engordar além daquilo que a sua pele aguenta em relação ao estiramento, as marcas poderão aparecer.

A lista de agentes causadores engloba:

  • Ganho de peso devido à alimentação,
  • Gravidez,
  • Implante de próteses de silicone,
  • Utilização de anabolizantes,
  • Tratamentos com corticoides,
  • Fatores genéticos,
  • Algumas doenças.

As mulheres são mais suscetíveis ao problema, sendo mais comum que as marcas apareçam nas coxas, bumbum, flancos, na barriga, e também nos seios.


Como vimos é na gravidez, quando a mulher ganha peso, que estas cicatrizes podem mais frequentemente ocorrer, mas, na adolescência, quando a menina cresce rapidamente, também é possível observar as marquinhas.

Já o implante de prótese de silicone, seja em qual for a região do corpo, pode causar a distensão da pele fazendo com que as cicatrizes surjam.

Estrias em homens são mais comuns nos braços, ombros e nas costas, principalmente entre os que abusam da musculação ou fazem uso de anabolizantes. O ganho de peso também é um agente causador.

Tipos:

Existem basicamente duas categorias de estrias – as recentes, jovens e as mais antigas. Marcas recentes costumam se apresentar com uma cor vermelha, já as mais antigas são brancas e muitas vezes mais grossas.

Diferenças entre as vermelhas e as brancas:

  • Vermelhas – são marcas jovens, podem apresentar uma leve coceira e têm um processo inflamatório envolvido;
  • Brancas – marcas brancas apresentam lesão intensa das fibras colágenas e elásticas e não apresentam qualquer inflamação. Note que em peles morenas ou negras as marcas podem ter um tom mais escuro do que a coloração natural da pele.

nacaradas hipoglos estria infantil

Como tirar e acabar com as marcas:

Depois de passar por uma avaliação do seu médico dermatologista alguns exames poderão ser solicitados para que se descarte o risco de doenças associadas.

Muitos são os tratamentos que poderão diminuir ou mesmo eliminar as estrias por completo. O sucesso do tratamento vai depender muito do estágio em que ela está, da região em que se encontra e da sua espessura.

Muitas vezes, com o procedimento adequado, pode-se até obter a sua eliminação total, mas, na grande maioria dos casos o que há é uma significativa melhora da aparência da pele.

É importante salientar que a idade, a genética e a quantidade de produção de colágeno do organismo são influenciadores diretos no resultado do tratamento.

Outro ponto importante é em relação ao início deste tratamento: quanto mais cedo, melhor.

Há vários procedimentos que podem surtir efeito, desde simples cremes, passando pela aplicação de ácidos, microdermoabrasão, microagulhamento, laser e outros.

Lembre-se de que é o dermatologista quem vai orientar e prescrever o, ou, os tratamentos possíveis.


Como é o tratamento:

Existem muitos e de acordo com as condições da sua pele um, ou, mais de um poderão ser indicados, veja alguns deles:

  • Uso de cremes: A utilização de cremes ou gel pode ajudar. É bem verdade que muitos apenas previvem o aparecimento das estrias, mas outros prometem melhorar a aparência de pele mesmo com as marcas já instaladas.
  • Uso de ácido retinoico: este produto pode ser utilizado em casa. Cremes com o ácido retinoico vão estimular a produção de colágeno exatamente no local onde há estrias.
  • Microdermoabrasão: este procedimento estimula a recomposição do tecido lesionado através de um aparelho, além de facilitar a penetração de outros medicamentos. Deve ser feito por um profissional.
  • Luz infravermelha: a luz infravermelha vai proporcionar um aumento da temperatura na pele, provocando a desintegração do colágeno comprometido, assim haverá estímulo à produção de um novo colágeno já com a aparência modificada.
  • Laser fracionado: também aquece o local do tratamento, entretanto, requer poucas sessões. As marcas mais antigas terão a sua aparência melhorada com maior eficiência através desta técnica.
  • Luz pulsada: as ponteiras precisas do aparelho deixarão a pele viçosa e com a textura uniforme. Não há a necessidade de anestésicos.
  • Subcisão: trata-se de um procedimento cirúrgico. A ruptura das fibroses se dá através de uma agulha especial. Haverá, portanto, um hematoma local. Juntamente com este procedimento há a possibilidade de suturar a estria ou fazer o preenchimento da área com ácido hialurônico.

com borra de café com bepantol

Melhor creme e pomada – isso existe?:

Existem alguns cremes ou mesmo pomadas que são mais utilizados e costumam apresentar melhores resultados no combate às marcas de estiramento da pele. Vejas alguns:

  • Creme Anti Estrias da Bio-Medicin. Este creme apresenta excelentes resultados logo nas primeiras semanas. Agindo de modo progressivo e eficiente, a sua formulação não é composta de ácidos. Funciona por intermédio de extratos vegetais específicos que digerem as células mortas, assim, o processo de regeneração da pele é estimulado. O produto também hidrata a pele intensamente.
  • O Creme para estrias da linha Body Care, da Michelle Marques é outro exemplo de produto que promete amenizar as marquinhas. Com o uso contínuo o aspecto da pele vai melhorando devido à renovação celular, assim, o brilho e as características saudáveis da pele se tornarão visíveis.
  • Já o Cicatricure Gel, estimula a regeneração da pele, atenuando a cor e a textura das cicatrizes. A fórmula, segundo o fabricante, foi desenvolvida para hidratar e melhorar significativamente a aparência da pele comprometida.
  • Outro exemplo é o Vichy Action Integrale Vergetures. O produto nutre e hidrata a pele lesionada. Age também na conservação da elasticidade. Segundo o fabricante, através de seu uso contínuo a pele resistiria aos estiramentos, reduzindo, assim, o risco de aparecimento de futuras marcas.

 

O uso do Vitanol A:

Vitanol A, ou ácido retinoico é uma variação da vitamina A procedente de gorduras animais e produtos como o leite, ovos e fígado. É um medicamento indicado para o tratamento de doenças da pele como a acne, porém, nos últimos tempos vem se tornando muito popular também para o tratamento de estrias. Mas, funciona mesmo?



pr

O retinol, usado como medicamento no combate às marcas de estrias, ainda está sendo alvo de estudos, entretanto, seus efeitos têm se mostrado positivos nos casos em que a pele está comprometida.

O uso regular do Vitanol A aumenta significativamente a produção de colágeno, assim, a regeneração da pele pode acontecer de modo adequado, melhorando o aspecto das marcas. Outro ponto positivo é que as células mortas também são removidas com o creme, revelando, portanto, uma pele nova, mais saudável e uniforme.

Estudos da Universidade de Michigan nos Estados Unidos já revelaram que a substância aplicada todos os dias, durante seis meses, reduz a largura, o comprimento e também a gravidade das ranhuras.

Como evitar o estiramento da pele:

Estas cicatrizes normalmente não causam problemas significativos, mas poderá provocar a perda da autoestima em alguns pacientes.

Quando sentimentos de descontentamento começam a afetar as relações sociais e pessoais, é importante consultar um médico para que as possíveis soluções sejam expostas até que se encontre a mais adequada.

Estima-se que quase 60% das mulheres apresentam estrias e sofrem com o problema. Entre os homens, 25% deles apresentam estas cicatrizes. Há, no entanto, alguns procedimentos que podem prevenir o surgimento delas.





Então, se você quiser realmente preveni-las lembre-se de:

  • Utilizar o óleo de coco ou amêndoas – Óleo de coco ou amêndoas podem ajudar a minimizar as marcas assim como preveni-las. A elasticidade da pele melhorará, pois haverá maior regeneração celular. Use diretamente sobre a pele todos os dias.
  • Usar Aloe Vera ou babosa – usar creme com Aloe Vera ou babosa também ajudará a reduzir as estrias da pele. A substância é um hidratante potente, além de ser natural.
  • Ingerir Vitamina K – Alimentos que contêm a vitamina K ajudarão na saúde da sua pele. Couve e espinafre são alguns exemplos.
  • Consumir gelatina sem sabor – a gelatina também ajudará no combate a perda do colágeno. A pele apresentará uma textura mais lisa e uniforme. Os suplementos também são uma opção.
  • Alimentar-se de modo saudável – A qualidade da alimentação também é um influenciador da saúde da pele. Alimentos que contêm proteínas e vitaminas provenientes das frutas e legumes farão maravilhas pela sua pele. Evite os alimentos processados, com muito açúcar ou sódio.

Lembre-se de que a prevenção sempre é o melhor caminho. Assim, como um modo de vida mais saudável, com boa alimentação e exercícios pode ajudar muito para que estas marquinhas tão indesejadas não apareçam.

Tente também evitar ganhar peso. Para isso fuja ao máximo dos alimentos industrializados. Uma alimentação de verdade, repleta de vitaminas e minerais é o melhor a fazer quando a sua saúde e, consequentemente, a saúde da sua pele está em jogo.

striort fotos roxas rubras carboxiterapia dermaroller intradermoterapia radiofrequência

Infelizmente ganhar estrias novas é muito mais fácil do que tratá-las. Então, hidrate-se bem e coma apenas alimentos saudáveis!

No entanto, mesmo com todos esses cuidados com a alimentação ou com a aplicação de dermocosmético e outros procedimentos as estrias não desaparecerem, ainda há um último recurso, a camuflagem. Você já ouviu falar?

Como é feita a camuflagem:

A camuflagem das estrias é uma técnica de tatuagem que visa esconder grande parte das marcas brancas na pele lesionada.

Este procedimento vem se tornando muito popular e já é aprovado por muitas mulheres, principalmente por ser possível eliminar as ranhuras em um curtíssimo espaço de tempo.

Notar que é preciso ter bastante cuidado em relação ao procedimento, pois é um tanto difícil chegar ao exato tom da pele após a cicatrização, portanto, procure sempre por um profissional qualificado e que seja especializado nesta técnica.

É importante deixar claro que após o procedimento não será mais possível que o paciente faça a remoção das estrias com o laser, por exemplo, pois a pigmentação atrapalha o processo.

Outro exemplo é a remoção dos pelos a laser, que também não poderá ser feita depois de realizada a pigmentação.

Loading...

Tratamento caseiro:

Como mencionado, a obesidade, a gravidez, o crescimento rápido, além do aumento da cortisona (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais) no organismo e algumas doenças podem provocar o surgimento destes estiramentos.

Mas, se você busca por tratamentos caseiros, saiba que eles podem ser tão eficientes quantos os cosméticos ou dermocosméticos industrializados. A redução das marcas pode ser visível em algumas semanas.

Vejas algumas opções para você acabar com o problema:

Receita de Creme de Aloe Vera e abacate:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Aloe Vera ou Babosa ( com uma colher retire o gel dentro da folha ) 01 folha
Abacate ½ unidade
Azeite de oliva extra-virgem 1 colher de chá

Modo de Preparo:

  • 1.Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma pasta.
  • 2.Aplique este creme fazendo massagens circulares diretamente nos locais das estrias.
  • 3.Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria.

Receita de creme de óleo de amêndoas, aveia e abacate:

antes e depois a laser orto attaque terapia orto fotonica peelings químicos

Ingredientes:

Componente Quantidade
Óleo de amêndoas 02 colheres de sopa
Abacate ½ unidade
Aveia 2 colheres de sopa

Modo de Preparo:

  • 1.Misture estes ingredientes à mão mesmo até que fique homogêneo;
  • 2.Depois aplique massageando por aproximadamente 20 minutos;
  • 3. Em seguida retire com água morna.

Óleo de Rosa Mosqueta:

Óleo de Rosa Mosqueta também pode ajudar no tratamento contra as ranhuras. Aplique o óleo depois do banho, diretamente na pele. Espalhe bem o produto até perceber que foi absorvido.

Este óleo vai ajudar na regeneração da pele lesionada pelo estiramento excessivo, entretanto, lembre-se de jamais tomar sol com esta substância sobre a pele, o risco de manchas é muito alto!

Procure sempre um dermatologista.

Na consulta aborde as suas dúvidas e inquietações de forma clara, afinal a recuperação da autoestima perdida depende principalmente de você, que, juntamente com um bom acompanhamento, poderá ficar de bem com a vida novamente!

Veja aqui as últimas tendências de beleza acessando o link –>clicar aqui!

Recomendado para você:



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
TherMatcha Onde Comprar Funciona Mesmo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...