Rottweiler: Filhote Branco, Alemão e Cabeça de Touro!



Veja as características do filhote de Rottweiler branco, alemão e cabeça de touro.

Introdução

É o nome da raça que pertence ao grupo de classificação canina dos cães que trabalham.

Essa é uma característica marcante da raça: desde sua origem até os tempos modernos, os cães são utilizados em diversas atividades.

Já foi utilizado em atividades de pastoreio, participou de ofensivas em combates da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), além de ter sido designado para proteger os solados do exército nessa mesma ocasião.

Talvez por esses usos o cão ficou conhecido como extremamente agressivo e com temperamento incontrolável.

Muitas vezes a raça é vítima de preconceito, e ao longo desse texto tentaremos desmistificar alguns pontos.

Outras várias raças compartilham o grupo dos cães trabalhadores com a raça Rottweiler, como Bernese Mountain Dog, Dogue de Bordeaux, Malamute do Alasca, São Bernardo, Fila Brasileiro (originado no Brasil!), Dogue Alemão, Cane Corso e Husky Siberiano.

Origem

Existem muitas lacunas não preenchidas no conjunto da história da origem da raça. Muito provavelmente essa raça surgiu durante o período de expansão do Império Romano.

O nome da raça teria relação com o local onde foi criada: uma cidade antigamente conhecida como Rottweil e hoje denominada Baden-Wurttemberg.

Pode-se inferir, portanto, que esta raça é um cão tipicamente alemão.

Durante a história, o cão teve funções diversas, sendo utilizado principalmente como cão de pastoreio. Chegou inclusive a ser utilizado em combates da Primeira Guerra Mundial, dando suporte e proteção aos soldados no fronte de combate.

Talvez por isso criou-se o senso comum de que a raça é muito violenta e agressiva.

Não se sabe ao certo quais raças foram cruzadas para culminar na formação desta raça.

Algumas teorias afirmam que o Rottweiler tem fortes descendências do Mastiff Italiano.

Faz-se presente hoje em várias atividades, sendo utilizado como cão doméstico e esportista.

Características físicas do Rottweiler

Os cães desta raça são pesados quando em comparação com outras raças de cães: o peso do animal pode estar em uma faixa que vai de 50 quilos até 60 quilos.

A altura varia, mas em geral assume algum valor entre o intervalo de 56 centímetros e 63 centímetros.

raca de pastoreio

Por serem empregados no pastoreio e no combate, algumas características podem ser desenvolvidas, como a resistência à dor, força, grande desenvolvimento muscular e um corpo muito robusto.

O pelo é curto e liso. A coloração é bastante típica: o preto é a cor dominante, mas notam-se manchas de coloração caramelo distribuídas pelo corpo do animal.

O aspecto do rosto do animal por vezes assusta, dando a impressão que o cão está bravo ou incomodado com algo.

Existem algumas variedades ligadas ao formato da cabeça, como o chamado Cabeça de Touro.

Como o pelo é curto, os cães dessa raça tem uma certa sensibilidade a temperaturas muito baixas, mas sentem-se confortáveis no calor.

Obviamente, não se deve expor o cão a temperaturas muito altas; por isso, passeie preferencialmente com seu cão durante os períodos nos quais o sol não é tão forte, como antes das 11h da manhã e após as 16h da tarde.

Temperamento

Antes de ler essa seção, pedimos que deixe os preconceitos de lado e atente-se aos fatos que serão destacados aqui.

Esta raça quase sempre é tida como muito agressiva e perigosa. Mas essa não é a única raça injustiçada.

Se fizéssemos um quadro comparativo Rottweiler vs Pitbull, certamente uma das características que apareceria em comum seria a agressividade.

Vamos a alguns pontos: todo cachorro que se sinta ameaçado e perceba que seu espaço não está sendo respeitado, irá reagir de maneira arisca, para afastar o perigo.

Isso faz parte do instinto animal dos cães, e não é exclusivo de apenas algumas raças. Com o Rottweiler e Pitbull (American Pitbull), não é diferente: caso você não respeite o animal ou represente uma ameaça a ele, ele irá reagir a altura com latidos e possivelmente mordidas.



O Rottweiler obviamente pode ser um ótimo cão de companhia, pois se mostra por muitas vezes dócil e muito fiel e apegado ao dono.

Ainda sim, note que pode haver variação no comportamento dos animais. Certamente existem exemplares da raça que são muito dóceis e brincalhões; assim como certamente existem exemplares da raça que são agressivos e impacientes.

Uma dica importante é começar com práticas de adestramento ao cão ainda quando ele é filhote. Dessa forma, pode assimilar de maneira mais satisfatória os ensinamentos do adestrador.

Os esforços devem ir no sentido de desenvolver a sociabilidade do animal e tentar suprimir sua possível índole agressiva e territorialista.

Esse é um ponto importante: se você tem outros cães na sua casa, o Rottweiler pode não ser a melhor das escolhas para você. Isso porque, como já citado, os cães dessa raça são muito protetores e territorialistas.

Propomos que imagine duas situações: na primeira delas, você está na sala com seu outro cão que, por algum motivo, avança sobre você. A resposta natural do cão desta raça será te proteger a qualquer custo, e isso pode gerar uma tragédia.

Na segunda situação, pense que o Rottweiler está isolado e por algum motivo outro animal invade seu espaço. O cão encarará essa atitude como uma ameaça, e irá reagir à altura.

guarda trabalho

É a raça que melhor se adapta as funções de guarda, por essas características citadas acima. Portanto, fique atento: se você recebe visitas  constantes em seu domicílio, esses eventos podem acabar se tornando grandes inconvenientes.

O cão possivelmente pensará que as visitas são invasores, e pode ter algum comportamento agressivo nesse sentido. Daí a importância de um adestramento que vise a sociabilização do animal, tanto com outros animais como com pessoas estranhas.

A raça é extremamente alerta e não precisa realizar muitos exercícios físicos. Esses cães estão entre os 10 mais inteligentes de todos.

Mais características da raça

O preço de um filhote varia dentro de uma grande faixa.

Os preços mais altos podem ocorrer quando o filhote foi gerado por progenitores campeões de eventos esportivos ou de desfiles. Parte de 2 mil reais e pode alcançar a bagatela de 10 mil reais.

Se você vai comprar um cachorro desta raça, procure canis especializados na raça e certificados legalmente pelos órgãos competentes. Além disso, na venda, exija a documentação do animal.

Várias ofertas de cães estão disponíveis em plataformas online como Mercadolivre e OLX, mas tente sempre comprar seu cão pessoalmente.

Muito se questiona sobre a possibilidade de criação de Rottweiler em um apartamento. Sejamos francos: não é o melhor lugar para criar cães dessa raça. Lembre-se que foram idealizados para correr atrás de rebanhos e por esse motivo o animal precisa de um espaço considerável para se exercitar.

Além disso, dissemos acima que o cão é territorialista. Se seu apartamento é pequeno, o território do animal representará uma parcela considerável do espaço disponível.

As visitas se tornarão episódios constrangedores, pois os estranhos estarão invadindo o pequeno espaço destinado ao animal, o que pode gerar atitudes agressivas no cão.

É uma raça muito injustiçada, pois criou-se o senso comum de que todos os exemplares dessa raça são agressivos e mortíferos, o que é falso.

Existem muitos desses cães que são dóceis, brincalhões e que adoram crianças.

Notar no entanto que esse temperamento dócil perpassa por um adestramento adequado, que sociabilize o cachorro.

Por fim, respeite o espaço do cão e não terá problemas.
 
Clique aqui agora para ver personalidade e cuidados do filhote do Shih-tzu mini e branco

diminuidor