Pug



Veja as características do Pug filhote, branco, preto e preço para comprar ou tentar a doação.

Introdução

É um cachorro do grupo Toys de classificação de raças. Devemos lembrar que o critério para a classificação das raças de cachorros agrupa os cães em grupos de acordo com as suas funções. Por exemplo: o Bull Terrier é uma raça do grupo dos Terriers, ou seja, os cães que tem habilidades para caçar animais dentro de tocas cavadas no solo.

No caso desta raça, como o próprio nome do grupo sugere ao leitor, ele é um cão para companhia, um brinquedo para o dono, obviamente não no sentido literal da palavra.

Esta raça divide o grupo dos Toys junto com outras raças, em sua maioria de pequeno porte, como: Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Cão de Crista Chinês, Maltês, Pinscher, Shih-tzu e Poodle. Se você tem curiosidade sobre esses outros pequeninos, não se preocupe: eles serão abordados detalhadamente em outros artigos.

Origem do Pug

É originário da China, e existem relatos anteriores ao nascimento de cristo que já relatam a existência de um cão com características semelhantes a desta raça, sendo esse um possível ancestral.

Após o nascimento de cristo, esta raça já aparece representado em algumas figuras chinesas, tendo como predicativos marcantes as patas curtas e a cabeça pequena e redonda.

Você pode se perguntar agora: como esse gorducho pode ter chegado até minha casa se ele é originário da China?

A resposta é bastante curiosa. Devemos viajar no tempo para meados do século 16: tempo no qual se lançavam ao mar as grandes navegações.

Nesse contexto, a China passou a estabelecer contato comercial com outros países que não do Oriente, como Inglaterra, Holanda, Espanha e Portugal. Assim, os comerciantes orientais levavam esses cachorros para presentear pessoas no Ocidente.

Essa foi a forma de introdução do animal no Ocidente. Logo esta raça passou por uma intensa popularização e, também por meio de contatos comerciais, chegou até as regiões da América.

Agora que já sabemos como a raça chegou até territórios próximos a nós, existe uma série de outras questões que podem ser discutidas.

Características físicas do Pug

Esta raça pertence ao grupo de raças de cães para companhia, como já foi falado nesse artigo. É um cão de pequeno porte, mas seu peso impressiona: o cão pode chegar a pesar em uma faixa de 6,3 quilos a 8,1 quilos. Esse fato confere ao cão um aspecto de resistência e firmeza em seus músculos. A altura do animal bate na casa dos 30 a 31 centímetros.

companheiro inseparavel

Outra característica bastante marcante está presente na cabeça do animal: como já mostrado em obras chinesas bastante antigas, a cabeça deste cão tem formato  redondo e o nariz tem aspecto de estar amassado. Um detalhe a ser percebido nessa raça são os olhos: são brilhantes e dotados de grande expressão.

Temperamento do Pug

Se você pensou em adquirir um cão desta raça, vai ter certeza de que essa é a raça ideal depois que ler sobre seu temperamento.



É um cachorro extremamente dócil, que se apega ao seu dono. Convive bem com outros cães que eventualmente já vivem no seu domicílio e  com pessoas que não moram na casa.

Como se não bastasse, este cão também é muito sociável com outros animais que não cães; por isso, se você tem um gato ou um coelho, pense seriamente em adquiri-lo.

Mais detalhes sobre a raça

Uma outra característica interessante é em relação aos exercícios físicos: se você não tem muito tempo para passear com seu cão, não se preocupe, pois ele não tem grande necessidade de realização dessa rotina de exercícios.

latido diferente

Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens relacionadas à raça.

Talvez a primeira desvantagem seja a óbvia: a desvantagem financeira.

O valor de um filhote pode variar em uma faixa de 1000 a 3000 reais, um preço muito alto.

Se você pretende comprar o animal, algumas dicas são bastante importantes para você não sair perdendo.

Opte preferencialmente por comprar seu cão em um canil certificado e reconhecido legalmente, e não de um particular: os canis certificados apresentam boas condições de criação dos filhotes e de cuidados com os progenitores.

Várias ofertas de cães estão disponíveis em plataformas online como Mercado livre e Olx, mas tente sempre comprar seu cão pessoalmente.

O que torna o Pug ainda mais inviável do ponto de vista financeiro são os cuidados: a resistência física baixa pode tornar frequentes as visitas ao médico veterinário.

A notícia ruim é que se você não tem condições financeiras para adquiri-lo, dificilmente você encontrará esse cão para adoção.

E se você trabalha o dia inteiro e tem muitas outras responsabilidades, pense bem antes de adquirir um Pug: embora ele não precise passear muito, a raça exige muitos cuidados especiais, como preocupações com a temperatura do ambiente (este cão sofre com temperaturas muito altas) e escovação frequente dos pelos do animal.

Os pelos te irritam? Então desconsidere, pois cai muito, principalmente no inverno.

Outro ponto a ser ressaltado é que estes cães têm tendência a engordar: portanto, não dê alimentos que não foram feitos para ele, principalmente industrializados e chocolate – esse alimento causa inflamação hepática e pode provocar a morte do animal.

Além disso, não deixe ração à vontade disponível para o animal.

Controle as refeições do cachorro de maneira adequada, sem cometer excessos mas também respeitando a quantidade que ele necessita para seu bem estar.

O Pug é um ótimo cão se você busca companheirismo e docilidade.

É amigável com estranhos, tanto humanos como animais. Existem claras desvantagens para alguns gostos e estilos de vida, mas não fique triste: há várias raças de cães, com muitas características diferentes.

Pesquise, procure, informe-se sobre as raças e escolha aquela que melhor se adapte às suas necessidades.

Clique aqui agora para ver Raças de Cachorros pequenos e grande

diminuidor