Veja as características do cachorro Golden Retriever branco, preto e preço. Doação ou comprar em canil?
Conteúdo deste Artigo:
Introdução
É uma raça do grupo de classificação canina conhecido como Retrievers.
O termo Retriever lembra um pouco retorno, retornar: e de fato, tem a ver com essa ideia.
Os cães Retrievers são os animais capazes de levar ao caçador, seu dono, a presa que foi abatida durante uma caçada.
Notar que com a domesticação quase completa desses animais, dificilmente você vai encontrar no seu círculo social alguém que tenha um Golden Retriever especificamente para recuperar caças.
Isso porquê hoje, em geral, o homem não caça mais o que come: tudo ficou reduzido à uma ida ao mercado do bairro.
Algumas outras raças bastante conhecidas compartilham o grupo dos Retrievers com o Golden, como por exemplo as raças Flat Coated Retriever, Nova Scotia Duck Tolling Retriever e Labrador Retriever.
Origem
A origem dessa raça é muito bem conhecida, pois foi cuidadosamente documentada por seu criador, um homem chamado Lord Tweedmouth. Lord Tweedmouth vivia na Escócia.
No período em questão, por volta de 1800, cresceu a necessidade por cães que pudessem recuperar caças ou até mesmo caçar, sem destruir a caça antes de devolvê-la ao seu dono.
Além disso, os cães retrievers da época não tinham muitas condições de entrar em uma mata fechada e densa para recuperar uma caça.
Também não estavam aptos a suportar travessias por rios com águas frias.
Com a intenção de criar cães com essas características, Lord Tweedmouth realizou uma série de cruzamentos entre raças já existentes.
A esperança desse homem era que, com a mistura de material genético, essas características estivessem presentes nas crias.
De início, realizou o cruzamento de um retriever com um cão da raça Tweed Water Spaniel. Não satisfeito completamente com o resultado, outros diversos cruzamentos foram realizados, com cães das raças Setters, Tweed Spaniel e Bloodhound.
Esta raça só foi oficialmente reconhecida pela primeira vez em 1912, pois antes acreditava-se que os cães dessa raça eram pura e simplesmente variações dos Retrievers já existentes. A raça teria chegado em territórios americanos trazidos pelos filhos de Lord Tweedmouth, no início do século 20.
Hoje, a raça é muito mais popular como animal doméstico de companhia do que cão de recuperar caças.
Isso não significa que o cão não trabalhe: é largamente utilizado para auxiliar pessoas com deficiência visual e física, além de ser uma baita ajuda para corporações como os bombeiros e a polícia, vista suas qualidades de busca.
É uma das raças mais populares no continente americano.
Características físicas
É muito fácil reconhecer um cão desta raça.
Quando você vê os pelos dourados e longos, já não restam mais dúvidas.
O tamanho e o peso do animal dessa raça variam de acordo com o sexo.
Para os machos, o peso aproximado na fase adulta está dentro da faixa de 29 quilos até 34 quilos.
A altura está dentro da faixa de 56 centímetros até 61 centímetros.
Para as fêmeas, o peso aproximado na fase adulta é de aproximadamente 25 quilos, podendo chegar até 32 quilos.
Em relação à altura, atinge valores entre 51 centímetros e 56 centímetros.
Note portanto que a fêmea é levemente mais leve e menor do que o macho. Esses números são estatísticas, alguns fatores, como a gestação, podem alterar esses valores.
O pelo é comprido e volumoso. A coloração é variada.
Como o próprio nome sugere, a variedade mais comum da raça é aquela que possui os pelos de cor dourada (em referência ao termo Golden, que no inglês significa dourado).
Isso obviamente não exclui a possibilidade de existirem outras tonalidades de Golden Retriever, como preto e até mesmo branco.
Aqui cabe um parênteses: o Golden Retriever solta muito pelo. Se você tem problemas respiratórios ou alergênicos, muito cuidado no momento da escolha.
Temperamento
Golden Retriever é um cão bastante enérgico, mas que também adora descansar. Ele gosta muito de brincar, e até demais: pega animais na terra, corre pelo jardim, se atira na lama…
É um cachorro extremamente inteligente (não à toa é utilizado para diversas funções que requerem muita habilidade, como buscar pessoas em escombros e guiar pessoas com deficiência visual), além de ser facilmente adestrado.
Muito apegado ao dono, também é muito respeitoso com outros animais, sejam eles cachorros, gatos ou outros tipos de animais domésticos que você possa ter em casa.
Então, se você já tem algum amiguinho, o Golden é a escolha certa!
Receber visitas em casa não será um problema: é muito amigável com pessoas estranhas.
Mais características da raça
O preço de um filhote de Golden Retriever é alto: dentro da faixa de 1200 reais, podendo custar até 5000 reais. Adquira o animal em um canil de sua confiança.
Se você não tem condições financeiras para comprar um, você pode até tentar encontrar algum para adoção, mas já adiantamos: será difícil encontrar um exemplar disponível, apenas em casos extremos.
Uma coisa que se deve ter em mente é que os gastos com o cachorro não se limitam ao momento da compra.
O Golden necessita de banhos e tosas periódicas, que certamente vão onerar o dono. Além disso, são necessárias visitas frequentes ao médico veterinário, em intervalos de pelo menos 6 meses.
Isso porque o Golden está suscetível a uma série de problemas de saúde, sobretudo aqueles ligados à pelagem.
Existem outros fatores que não o financeiro que devem ser levados em conta no momento da escolha dessa raça.
Se espera que seu Golden fique deitadinho com você ouvindo uma música calma, esqueça: são extremamente enérgicos e querem brincar sempre.
No quesito limpeza: os Goldens soltam muito pelo, molham a casa toda após beber água, adoram lama e terra, trazem objetos para você.
Logo, caso você goste de tudo muito limpo e arrumado o tempo todo, essa não é a raça ideal.
Se o tamanho do Golden te fez crer que ele é um ótimo cão de guarda, errou novamente na escolha: são muito dóceis, e não hesitarão em agradar um possível invasor.
E o mais importante: se você mora em apartamento, desista.
Essa raça em específico gosta de correr e precisa ter espaço para se exercitar regularmente. Isso porque tem tendência a ficar obeso.
Uma dica para evitar que o animal engorde é não deixar a ração à vontade no pote, e sim dosá-la durante o dia.
Clique aqui agora para ver o Husky Siberiano branco, preto e marrom

Recomendado para você:
Política de Privacidade
Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
TherMatcha Onde Comprar Funciona Mesmo