Golden Retriever: Características do Cachorro Branco e Preto.



Veja as características do cachorro Golden Retriever branco, preto e preço. Doação ou comprar em canil?

Introdução

É uma raça do grupo de classificação canina conhecido como Retrievers.

O termo Retriever lembra um pouco retorno, retornar: e de fato, tem a ver com essa ideia.

Os cães Retrievers são os animais capazes de levar ao caçador, seu dono, a presa que foi abatida durante uma caçada.

Notar que com a domesticação quase completa desses animais, dificilmente você vai encontrar no seu círculo social alguém que tenha um Golden Retriever especificamente para recuperar caças.

Isso porquê hoje, em geral, o homem não caça mais o que come: tudo ficou reduzido à uma ida ao mercado do bairro.

Algumas outras raças bastante conhecidas compartilham o grupo dos Retrievers com o Golden, como por exemplo as raças Flat Coated Retriever, Nova Scotia Duck Tolling Retriever e Labrador Retriever.

Origem

A origem dessa raça é muito bem conhecida, pois foi cuidadosamente documentada por seu criador, um homem chamado Lord Tweedmouth. Lord Tweedmouth vivia na Escócia.

No período em questão, por volta de 1800, cresceu a necessidade por cães que pudessem recuperar caças ou até mesmo caçar, sem destruir a caça antes de devolvê-la ao seu dono.

Além disso, os cães retrievers da época não tinham muitas condições de entrar em uma mata fechada e densa para recuperar uma caça.

Também não estavam aptos a suportar travessias por rios com águas frias. 

Com a intenção de criar cães com essas características, Lord Tweedmouth realizou uma série de cruzamentos entre raças já existentes.

A esperança desse homem era que, com a mistura de material genético, essas características estivessem presentes nas crias.

De início, realizou o cruzamento de um retriever com um cão da raça Tweed Water Spaniel. Não satisfeito completamente com o resultado, outros diversos cruzamentos foram realizados, com cães das raças Setters, Tweed Spaniel e Bloodhound.

pelagem comprimento medio

Esta raça só foi oficialmente reconhecida pela primeira vez em 1912, pois antes acreditava-se que os cães dessa raça eram pura e simplesmente variações dos Retrievers já existentes. A raça teria chegado em territórios americanos trazidos pelos filhos de Lord Tweedmouth, no início do século 20.

Hoje, a raça é muito mais popular como animal doméstico de companhia do que cão de recuperar caças.

Isso não significa que o cão não trabalhe: é largamente utilizado para auxiliar pessoas com deficiência visual e física, além de ser uma baita ajuda para corporações como os bombeiros e a polícia, vista suas qualidades de busca.

É uma das raças mais populares no continente americano.

Características físicas

É muito fácil reconhecer um cão desta raça.

Quando você vê os pelos dourados e longos, já não restam mais dúvidas.

O tamanho e o peso do animal dessa raça variam de acordo com o sexo.

Para os machos, o peso aproximado na fase adulta está dentro da faixa de 29 quilos até 34 quilos.

A altura está dentro da faixa de 56 centímetros até 61 centímetros.

Para as fêmeas, o peso aproximado na fase adulta  é de aproximadamente 25 quilos, podendo chegar até 32 quilos.

Em relação à altura, atinge valores entre 51 centímetros e 56 centímetros.



Note portanto que a fêmea é levemente mais leve e menor do que o macho. Esses números são estatísticas, alguns fatores, como a gestação, podem alterar esses valores.

O pelo é comprido e volumoso. A coloração é variada.

Como o próprio nome sugere, a variedade mais comum da raça é aquela que possui os pelos de cor dourada (em referência ao termo Golden, que no inglês significa dourado).

Isso obviamente não exclui a possibilidade de existirem outras tonalidades de Golden Retriever, como preto e até mesmo branco.

Aqui cabe um parênteses: o Golden Retriever solta muito pelo. Se você tem problemas respiratórios ou alergênicos, muito cuidado no momento da escolha.

Temperamento

Golden Retriever é um cão bastante enérgico, mas que também adora descansar. Ele gosta muito de brincar, e até demais: pega animais na terra, corre pelo jardim, se atira na lama…

É um cachorro extremamente inteligente (não à toa é utilizado para diversas funções que requerem muita habilidade, como buscar pessoas em escombros e guiar pessoas com deficiência visual), além de ser facilmente adestrado.

Muito apegado ao dono, também é muito respeitoso com outros animais, sejam eles cachorros, gatos ou outros tipos de animais domésticos que você possa ter em casa.

brincalhao confianca serenidade

Então, se você já tem algum amiguinho, o Golden é a escolha certa!

Receber visitas em casa não será um problema: é muito amigável com pessoas estranhas.

Mais características da raça

O preço de um filhote de Golden Retriever é alto: dentro da faixa de 1200 reais, podendo custar até 5000 reais. Adquira o animal em um canil de sua confiança.

Se você não tem condições financeiras para comprar um, você pode até tentar encontrar algum para adoção, mas já adiantamos: será difícil encontrar um exemplar disponível, apenas em casos extremos.

Uma coisa que se deve ter em mente é que os gastos com o cachorro não se limitam ao momento da compra.

O Golden necessita de banhos e tosas periódicas, que certamente vão onerar o dono. Além disso, são necessárias visitas frequentes ao médico veterinário, em intervalos de pelo menos 6 meses.

Isso porque o Golden está suscetível a uma série de problemas de saúde, sobretudo aqueles ligados à pelagem.

Existem outros fatores que não o financeiro que devem ser levados em conta no momento da escolha dessa raça.

Se espera que seu Golden fique deitadinho com você ouvindo uma música calma, esqueça: são extremamente enérgicos e querem brincar sempre.

No quesito limpeza: os Goldens soltam muito pelo, molham a casa toda após beber água, adoram lama e terra, trazem objetos para você.

Logo, caso você goste de tudo muito limpo e arrumado o tempo todo, essa não é a raça ideal.

Se o tamanho do Golden te fez crer que ele é um ótimo cão de guarda, errou novamente na escolha: são muito dóceis, e não hesitarão em agradar um possível invasor.

E o mais importante: se você mora em apartamento, desista.

Essa raça em específico gosta de correr e precisa ter espaço para se exercitar regularmente. Isso porque tem tendência a ficar obeso.

Uma dica para evitar que o animal engorde é não deixar a ração à vontade no pote, e sim dosá-la durante o dia.

Clique aqui agora para ver o Husky Siberiano branco, preto e marrom

diminuidor