Border Collie: Temperamento nas Cores Preto, Branco, Marrom.



Veja o temperamento do Border Collie nas cores preto, branco, marrom, blue merle.

Introdução

É uma raça que pertence ao grupo de classificação canina dos animais boiadeiros e pastores. 

A domesticação dos cães ocorreu a partir do momento em que o homem percebeu que algumas características desses animais poderiam auxiliar em suas atividades de maneira determinante.

Assim, olhando para o nome do grupo ao qual pertencem várias raças, pode-se logo concluir que esses cães foram idealizados para suprir necessidades básicas: oferecer segurança aos rebanhos.

O homem, através de cruzamentos específicos, buscou selecionar de maneira artificial características físicas e psicológicas que tornassem esses cães aptos a realização dessas atividades.

De início, os principais atributos desejados eram a força, resistência, velocidade e coloração clara, que tornasse possível a identificação do cão em meio ao rebanho mesmo durante a noite.

Outras raças  compartilham o grupo dos cães boiadeiros e pastores com a raça Border Collie, como Pastor Belga Laekenois, Old English Sheepdog, Bouvier de Flandres, Pastor Branco Suíço e Pastor de Shetland.

Origem

Em relação à origem, já sabemos o motivo: os homens necessitavam de auxílio para guiar rebanhos e buscou ajuda nos cães. 

A formação desta raça demorou muito até apresentar características satisfatórias para a atividade de pastoreio: aproximadamente 100 anos de cruzamentos.

Já haviam cães que desempenhavam essas funções, e eram capazes inclusive de trazer o rebanho de volta até o pastor.

O ponto é que o pastoreio realizado por esses cães utilizava a força: os cães latiam e mordiam os animais para que eles, espantados, fugissem em direção ao pastor.

O desejo dos pastores e donos de rebanhos era a existência de um cão que fosse capaz de guiar o rebanho, mas sem o uso da agressividade e de ataques físicos.

Em determinado momento da história próximo ao ano de 1875, um cachorro denominado Hemp mostrou-se capaz de guiar os rebanhos não pelas mordidas e latidos, mas pela intimidação. Esse cão ficava parado em frente aos animais do rebanho, encarando-os.

Os animais, assustados, acabavam correndo em direções favoráveis ao objetivo.

Dessa forma, esse cão é considerado o progenitor do Border Collie: um  cachorro extremamente inteligente.

cao de rebanho

Um ponto curioso da história desta raça é que, em geral, os cães de outras raças eram representados por padrões reconhecidos por órgãos internacionais, sendo que esses padrões preocupavam-se quase somente com as características físicas do animal.

Na descrição do padrão desta raça, uma surpresa: estavam descritas as habilidades do animal ligadas ao trabalho, e não ao tamanho do corpo, peso ou coloração da pelagem.

A princípio, os cães da raça Border Collie foram denominados Sheepdogs – os cães guiadores de ovelhas.

Por volta de 1915, os cães passaram a ser chamados de Border Collie.

Outro fato interessante ronda o nome da raça: Border, traduzido do inglês para português, significa fronteira.

Essa seria uma homenagem à região na qual se formou a raça, local fronteiriço entre Inglaterra e Escócia.

Características físicas

Algumas características físicas desses animais, como altura, variam de acordo com o sexo do cachorro.

Em relação ao tamanho, o macho é mais alto: sua altura está dentro da faixa de 50 centímetros até 58 centímetros. 

A fêmea tem uma altura dentro da faixa de 45 centímetros a 53 centímetros.



Quanto ao peso, não existem grandes diferenças.

Tanto para o macho quanto para a fêmea, o peso corporal deve estar na faixa de 13 quilos até 20 quilos.

Outros pontos nos fazem lembrar a verdadeira função de pastoreio do cão: é forte, veloz, resistente e musculoso.

O pelo é longo e as cores são diversas, podendo ser únicas ou diversas. São mais comuns as colorações preto, branco e caramelo, branco e preto e branco. Uma outra coloração, conhecida como Blue Merle, é mais rara e muito bela: mistura tons de pelagem branca, preta, cinza e até tons que lembram o azul.

Os olhos dessa variedade também são belos, e podem ter tons bastante azulados.É moderadamente resistente a baixas e altas temperaturas e seu tipo físico exige a realização de muitas atividades físicas.

Temperamento

A característica que mais se destaca no temperamento do animal é a inteligência: a raça é considerada a mais inteligente entre as demais.

A inteligência do animal se reflete na facilidade de adestramento, o que torna possível a realização de diversas atividades mediante treinamento específico.

Os cães da raça Border Collie têm muita energia: por isso necessitam de exercícios físicos regulares.

displasia de quadril

Notar que faz sentido, pois um cão que foi idealizado para correr o tempo todo atrás de rebanhos sob condições climáticas extremas certamente necessita desse tipo de estímulo.

Assim, se você mora em apartamento e não tem muito tempo para passear com o Border Collie, melhor repensar sua escolha de raças.

São muito brincalhões e apegados ao dono.

Se você tem outros animais em casa, fique atento à essa parte: esses cães não se relacionam de maneira amigável com outros animais domésticos que eventualmente já morem com você, como aves, gatos e roedores.

A notícia boa é que se você já tem um companheiro canino, pode-se construir uma relação harmoniosa entre o anfitrião e o Border Collie.

Um ponto negativo da raça é que ele não se dá muito bem com pessoas estranhas.

Caso você tenha um cão dessa raça, oriente suas visitas a respeitar o espaço do animal e não forçá=lo a fazer nada que aparentemente ele não queira.

Nesses casos, se esta raça sentir-se ameaçada, ela não hesitará em latir, rosnar e em casos extremos, morder.

Apesar de não gostar de estranhos, este não é um bom cão de guarda, por um motivo bem simples: não foi idealizado para isso.

Se deseja que seu cão torne sua casa mais segura, é melhor procurar por outras raças como Bullmastif, Dogo Argentino  e Dogo Canário.

Mais características da raça

O preço de um filhote varia dentro da faixa de 1300 a 2800 reais. 

Se pretende comprar um cão desse, opte por realizar a compra em um canil reconhecido e legalizado, para evitar inconvenientes.

Alguns cuidados especiais: o cão foi idealizado para realização de esforços físicos severos.

Você deve sempre exercitar seu cão, caso contrário, ele procurará exercitar-se em outras atividades, como destruir suas coisas.

O cão é o mais inteligente dentre todas as raças de cães. É muito fácil de ser adestrado, é dócil, brincalhão, enérgico e apegado ao dono.

Cuidado com o ambiente no qual o animal ficará: ele não se relaciona muito bem com outros animais.

Clique aqui agora para ver o temperamento e filhote miniatura do Bull Terrier

diminuidor