Beagle: Tudo sobre as Características do Filhote Mini!






Veja tudo sobre o Beagle e as características do filhote mini, cores e preço.

Introdução

É a raça que pertence ao grupo de classificação canina que contém animais bastante especiais, com olfato e resistência física extremamente desenvolvidos: os cães farejadores e sabujos.

Inicialmente esse animal foi idealizado para ser um grande farejador, capaz de sentir o cheiro das caças.

Essa característica do olfato muito desenvolvido faz com que até hoje o animal seja utilizado em uma série de atividades, como por exemplo na detecção de compra proibida de insumos agrícolas.




Outras raças bastante conhecidas compartilham o grupo dos cães farejadores e sabujos com o Beagle, como Foxhound Inglês, Rhodesian Ridgeback, Basset Griffon, Basset Hound e Basset Fulvo.

Origem

Não se sabe tudo sobre a origem desse animal.

No entanto, talvez a primeira pergunta quando falamos sobre a origem do animal seja o nome do território onde foi visto pelas primeiras vezes. Resposta: Inglaterra.

O mais fantástico dessa história é que existem relatos de um passado bastante remoto, antes do nascimento de cristo, que já descreviam um cão semelhante ao Beagle, com grande resistência física e com habilidades para caçar animais através do farejamento.

Com esses fatos, algumas estimativas apontam que muito provavelmente a raça Beagle já existia no território do Reino Unido em meados do ano de 1015.

No século dos anos 1000, um homem levou para a Inglaterra um cão da raça Tabolt.

Em um determinado momento histórico posterior, a raça Tabolt foi cruzada com a raça Galgo Inglês e formou uma nova raça denominada Southern Hound, que seria o antepassado do Beagle como conhecemos hoje.

Uma curiosidade é que nem sempre a raça se chamou Beagle: esse termo era utilizado para fazer referências a um cão de pequeno porte, e não à uma raça.

Em torno do século 18, existiam duas raças principais que foram idealizadas para participar de caça a coelhos e outros pequenos animais: a nossa já citada Southern Hound e uma outra raça denominada North Country Beagle. 

Essas duas raças tinham muitas semelhanças, como a força, velocidade, resistência física e olfato apurado.

Tamanha suas habilidades que os cães eram capazes de caçar até mesmo raposas, que são animais extremamente inteligentes.

Os cães desta raça passaram por alguns cruzamentos com outras raças como Stag Hound, o que tornou o porte do animal proporcionalmente maior: surgia a raça Foxhound.

Em determinado momento, esses tipos de cachorros perderam a grande importância que tinham nas caçadas, o que levou a uma diminuição drástica de sua população colocando-o inclusive em risco de extinção.

A raça sobreviveu pois na região sul do Reino Unido, ainda mantinham-se cães como esse para caçar animais.

caça ao coelho

Esses antepassados provavelmente originaram a raça em sua formulação moderna em torno do ano de 1830. Torno-se muito popular no mundo todo, auxiliado por personagens e desenhos animados.

Características físicas

A altura dos animais dessa raça varia de acordo com o sexo.

Para os machos, a faixa é de 33 centímetros até 41 centímetros.

As fêmeas são um pouco menores. Em relação ao peso, está entre 8,2 quilos e 16 quilos.

Os cães dessa raça se parecem em muito com o Foxhound, mas com algumas diferenças.




São um pouco menores do que os Foxhounds e o corpo é mais proporcional.

O pêlo é curto e liso. Apesar disso, o animal apresenta boa resistência a temperaturas altas e baixas.

No entanto, lembre-se sempre que você não deve passear com seu cão em situações extremas, pois o calor pode queimar as patas de seu cachorro e o frio pode deixá-lo resfriado.

A coloração da pelagem é muito variada: os padrões da raça incluem uma grande diversidade de combinações.

Em geral, o mais característico é uma mistura das cores branco, preto e castanho.

No Brasil, a variedade mais comum é aquela formada por 3 cores (tricolor) e a segunda variedade mais comum é aquela formada por 2 cores (bicolor).

Outra característica marcante da raça é o olfato: esse sentido é extremamente desenvolvido e muitos atribuem a esse animal um dos olfatos mais poderosos entre os cães.

Para se ter uma ideia da capacidade desses animais, foi realizado um teste com um Beagle e um cão da raça Fox Terrier.

O teste funcionava da seguinte forma: os cães tinham que encontrar um rato e ” venceria ” aquele que encontrasse o rato primeiro.

O Fox Terrier levou 15 minutos para encontrar o rato; quer tentar adivinhar em quanto tempo o Beagle o encontrou?

Você certamente errou: o cão levou apenas 1 minuto para encontrar o alvo em um ambiente de 4 mil metros quadrados. Impressionante, né?

Muito se fala na variedade mini desta raça.

Note que grande parte dessas variedades que se intitulam mini, micro, zero, anão não são reconhecidas pelos órgãos competentes.

E por um motivo muito simples: uma série de cruzamentos indiscriminados e irresponsáveis são realizados para gerar animais cada vez menores.

caça a lebre

O resultado dessa mistura de material genético?

Uma série de problemas de saúde.

Portanto, recomendamos que você não compactue com essa inconsequência, a menos obviamente que o termo mini ou anão faça parte do nome, como é o caso da raça Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão.

Temperamento

Se lembrarmos que este cachorro foi idealizado como um cão de caça, logo teremos o estereótipo do cão caçador: resistente, cruel, agressivo e musculoso.

No caso desta raça, isso não é verdade.

Os cães dessa raça são extremamente dóceis e alegres, brincalhões, sinceros e bem humorados.

Gostam muito de brincar e são totalmente apegados ao dono.

Uma característica bastante positiva desses animais é que são muito amigáveis.

Primeiro ponto: se você tem outros animais de estimação que não cães, como por exemplo gatos, aves, coelhos e porquinhos da índia,não se preocupe, pois o Beagle adorará ter amigos novos.

Segundo ponto: se você já tem cachorro em casa, não se preocupe também, pois é muito amigável com cães .

Se você recebe visitas constantemente, também não se preocupe: adora receber carinho dos seus convidados. Gosta muito de atenção e irá brincar o tempo todo.

Apesar disso, também pode ser um ótimo cão de guarda.

Não são muito inteligentes e isso se reflete na dificuldade de adestramento do animal: são animais desobedientes.

Por isso, recomendamos que desde filhote o adestramento seja realizado, para que facilite a assimilação dos ensinamentos do adestrador.

Além disso esta raça podem se tornar destruidores: roupas, calçados, objetos pessoas, almofadas… Por isso, mais uma vez insistimos: comece cedo com as práticas de adestramento.

Mais características da raça

Até aqui quase só dissemos coisas boas do Beagle: é um animal muito dócil, amigável com crianças e idosos e apegado ao dono.

Uma questão que pode pesar muito na hora da escolha de uma determinada raça de cão é o valor.

Um filhote tem um preço que varia dentro da faixa de 1000 reais podendo chegar até 2000 reais.

O valor pode ser maior se o filhote tiver em suas gerações passadas algum campeão de eventos estéticos ou outras competições do ramo.

É um cão dócil, muito fofo e brincalhão.

É de pequeno porte e indicado para apartamentos, mas cuidado: ele é um cão muito fujão. Por isso, nada de porta aberta.

Clique aqui agora para ver o temperamento do Border Collie nas cores preto e branco

Recomendado para você:






Política de Privacidade