Romã: Propriedades e Benefícios com Emagrecimento e Saúde!



Veja os benefícios e propriedades da Romã, se emagrece e previne doenças e envelhecimento!

Apesar de ser chamada de fruta, é na realidade, uma infrutescência que é originada de terrenos áridos e pobres da região do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Cada gominho, é uma fruta com uma semente dentro.

Apesar de ser conhecida pelas superstições de fim de ano, é um alimento que faz muito bem para a saúde e ajuda em algumas doenças.

Os gomos podem ser consumidos em forma de suco, ou comer na forma in natura e a casca, em infusão de chá.

O seu cultivo é fácil e pode ser plantado em um vaso de no mínimo vinte litros, podendo ter em sua casa, ou apartamento.

No conhecimento popular mais antigo, seu uso medicinal já era bem conhecido, mesmo não sabendo de todas as suas propriedades contidas e por ser um fruto que ajuda na longevidade, era considerado um Fruto Sagrado por algumas civilizações antigas como no Egito.

Propriedades do Romã

anemia pe depressao acidos graxos antibiotico natural

Contém:

– Betacaroteno;

– Cálcio;

– Ferro;

– Ácido Elágico;

– Vitamina A;

– Vitaminas do Complexo B;

– Vitamina C;

– Vitamina E;

– Poli Fenóis;

– Luteolina;

– Ácido Punícico;

– Potássio;

– Fósforo;

– Magnésio;

– Sódio;

– Tanino;

– Ácido Pantatênico;

– Proteína;

– Carboidrato;

– Flavonoide;

– Betasitosterol.

Para que serve o Romã

Tanto a casca quanto a parte de dentro do fruto, servem como anti-inflamatório, ajudando na cura de infecções de garganta, por exemplo, antiviral, antioxidante, ajuda na limpeza e proteção do fígado, além de ajudar a regenerar nesse órgão, ajuda a reduzir processos bioquímicos que causam alergia, ajuda a prevenir câncer de mama, próstata e de pele, ajuda a proteger o DNA e na formação dele durante a gestação.

Ajuda a prevenir problemas de pressão alta e a outros problemas do coração, ajudando até a reduzir esses tipos de doenças, quando já existentes, ajuda no metabolismo, tratando células infeccionadas, reduzindo a celulite e evitando o acúmulo de gorduras localizadas e retenção de líquido, além de proteger os rins de infecções.



Ainda estão sendo estudados outros benefícios que esta fruta pode trazer, mas caso seja questionado se esta fruta emagrece, tudo que podemos dizer é que devido sua ação de limpeza em todos os órgãos do corpo, melhorando até mesmo a circulação e oxigenação sanguínea, é um bom aliado para quem faz uma reeducação alimentar, com o intuito de perder peso. Mas somente esta fruta, não vai ter efeito.

Como fazer o chá

Você tanto pode fazer o chá apenas com a casca ou com os gomos, bem como com ambos.

O chá apenas da casca, é muito utilizado para combater resfriados e infecções de garganta, mas tem os mesmos benefícios se utilizado somente os gomos, ou por inteira.

Para fazer o chá, basta colocar meio litro de água e um terço da fruta toda, ou somente alguns pedaços de casca. Deixe ferver por um minuto e tampe, deixando abafado por dez minutos.

cancer prostata antiinflamatoria celulite toxinas

diminuidor

Como fazer o suco de Romã

Como o suco tem os mesmos efeitos benéficos do chá, para quem preferir, pode tomá-lo também.

Para fazer o suco, bata no liquidificador duzentos e cinquenta mililitros de água e meia fruta, caso seja grande, com casca e tudo, coando em seguida e tomando. Se preferir sem a casca, coloque a mesma quantidade de água e somente a polpa para bater no liquidificador, coando em seguida.

Ainda tem pessoas que preferem passar os gominhos em uma peneira, para separa o sumo das semente e depois bater.

Depois de pronto, é só tomar.

Curiosidades

Em certos casos, o que faz mais efeito em certos problemas, é o extrato feito desta fruta.

As folhas do pé desta fruta, têm as mesmas propriedades do fruto. Algumas pessoas utilizam essas folhas em saladas durante as refeições.

Mas como tudo tem os seus poréns, é bom sempre consultar um médico, para saber se realmente é indicado você tomar o chá, o suco, ou extrato desta fruta e qual a quantidade permitida.

E lembrando mais uma vez, a romã não é um fruto milagroso que emagrece. É apenas um coadjuvante na limpeza e manutenção do seu corpo, onde vai auxiliar na perda de peso com exercícios físicos e uma dieta totalmente balanceada!

Clique aqui agora para ver a Lista de Nomes de Frutas de A a Z e as que Emagrecem