Carboidratos: o que são, uso na Dieta e Alimentos para Emagrecer



Confira a Lista de Alimentos ricos em Carboidratos e usos na Dieta para emagrecimento!

São os nutrientes que mais causam desconfiança, especialmente nas pessoas que querem emagrecer. Eles ganharam tal fama de vilões, que agora está difícil de reverter.

Não basta a bioquímica mostrar que eles são essenciais, com todos os átomos que os compõem. Mesmo assim, ainda tem gente que não quer saber deles. Se privam dos alimentos que os contém, retirando-os de suas dietas.

O resultado deste mal entendido têm feito muita gente rejeita-los, excluindo-os da dieta cotidiana.

Mas, é preciso entender o que são.

Que tal começar agora?

O que são os carboidratos

São macromoléculas compostas por hidratos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Estão presentes em diversos alimentos.

E ainda bem que é assim, pois precisamos deles para viver.

Podem ser divididos conforme o número de átomos de carbono que possuem.

Temos então os:

  • Monossacarídeos- glicose, frutose, galactose.

 

  • Dissacarídeos- sacarose, maltose, lactose.

 

  • Polissacarídeos- amido e celulose.

 

metabolismo proteico bolo feca macronutriente glicogenio

 

Classificação dos Carboidratos

Simples

Absorvidos rapidamente pelo organismo pois possuem uma estrutura simples.

Quando ingeridos já liberam energia imediatamente.

Há aumento nos níveis de glicose, quando são absorvidos.

Os alimentos desta categoria são os seguintes:

– Pão;

– Batata;

– Trigo;

– Açúcar;

– Bolo;

– Macarrão;

– Arroz.

Complexos

São lentamente absorvidos pelo organismo e liberam energia gradualmente.

Não provocam picos de glicose no sangue.

Os alimentos desta categoria são os seguintes:

– Batata Doce;

– Alimentos Integrais;

– Aveia;

– Lentilha;

– Tomate;

– Repolho;

– Grão de bico.

Transformação no organismo dos Carboidratos

Quando entram em nosso organismo são quebrados, dando origem a moléculas de glicose.

E assim nossas células são abastecidas de energia.

A glicose é nosso combustível.

É o principal alimento de nossas células.

O cérebro não resiste sem ela. Observe algumas funções que possuem.

Funções

Assim como as proteínas e lipídios, são nutrientes indispensáveis à vida.

Possuem funções extremamente importantes para nosso organismo.



  • São chamados de combustível das células, porque são seu alimento principal. Portanto uma de suas funções é atuar como fonte de energia e fornecedores de glicose.

 

  • Suprir o cérebro e todo o sistema nervoso com glicose é a sua outra função. Nosso cérebro não pode funcionar sem glicose. Isto explica as dores de cabeça, tonturas e desmaios que ocorrem quando a gente fica muito tempo sem se alimentar e sem ingeri-los.

 

  • Proporcionar saciedade também é a sua atribuição. Esta atuação é específica dos complexos. Quando ingeridos são absorvidos pouco a pouco, devido à sua complexidade.

 

  • Os complexos são moléculas com estruturas maiores. Isto os faz de difícil digestão. Fato muito benéfico para o corpo, já que isto promove a saciedade e não provoca picos de glicose e insulina. Por isto estes tipos complexos são liberados para os diabéticos e para quem quer emagrecer.

 

  • Preservar o metabolismo das proteínas. Quando a sua ingestão está escassa, as proteínas são utilizadas pelo organismo como fonte de energia. Neste caso, deixam de fazer sua função de construtoras de tecidos. Portanto, também é sua função favorecer a normalidade para que as proteínas realizem sua função.

 

  • Regularizar o metabolismo das gorduras é outra atribuição importante. Quando não os ingerimos em quantidade suficiente para suprir a necessidade diária, lipídios são oxidados para serem utilizados como fonte de energia. Quando isso acontece excessivamente, uma grande quantidade de cetonas é liberada, podendo provocar sérios danos à saúde.

 

  • Participam da estrutura das membranas plasmáticas.

 

  • Fibrosos ajudam o trato intestinal na eliminação do bolo fecal estimulando os movimentos peristálticos.

 

mel cevada cereais matinais batata baroa biscoito

 

Emagrecer comendo carboidratos é possível

A boa notícia é que você pode emagrecer mesmo comendo-os. A dica é escolhe-los de forma adequada para incluir na dieta.

Aqui estão dicas para você experimentar.

Aveia

Este alimento em flocos promove a saciedade e tem muitas fibras. Ela é dotada de tipos complexos e não vai desencadear um pico de insulina no sangue, que faz engordar. Para otimizar o efeito, acrescente canela ao mingau ou shake.

Pipoca

Até pouco tempo acreditava-se que a pipoca era a vilã do emagrecimento. Contudo foi descoberto que ela é perfeita para auxiliar a saciedade, por estar repleta de fibras do milho. Além disso, pode ser feita no microondas sem usar gordura. E isto faz com que ela contribua com nutrientes e poucas calorias. Além disso, estudos mostraram que seus grãos de milho são capazes de manter a glicemia equilibrada.

Quinoa

Este é outro carboidrato de ouro. Trata-se de um grão valioso devido a quantia de fibra que possui. Quando ingerida ela é de difícil digestão. Isto é ótimo para a perda de peso. Sabe por quê? Esta dificuldade na digestão, característica de alimentos com tipos complexos, acelera o metabolismo e regula a insulina no sangue, evitando que ela provoque armazenamento de gordura.

E ainda há outros tipos complexos que podem ajudar muito a quem deseja emagrecer. Porém, não se pode esquecer, que para potencializar os efeitos é necessário praticar exercícios físicos.

Experimente, Depois venha nos contar aqui!

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