Batata Doce: Fonte de Energia e Ajuda a Emagrecer Mesmo!



Veja se a batata doce emagrece ou engorda e os benefícios que pode trazer à sua saúde!

bata
Apesar de ser um tubérculo, contém um tipo de carboidrato mais resistente e menos calórico, sendo um alimento quase que completo, com um grande valor nutricional, onde ajuda a manter a forma e é muito conhecida entre os praticantes de musculação, já que ajuda na reposição da massa muscular.

Mas seus benefícios são tão grandes, que utilizada corretamente, entra em dietas para emagrecer e até mesmo em alguns cardápios mais específicos de alimentação, relacionados a saúde.

No entanto, mesmo que você não seja um praticante de esportes, não esteja fazendo nenhuma dieta e não tenha nenhuma restrição alimentar, pode sim incluí-la em seu cardápio diário.

Mas vale lembrar! Tudo em excesso engorda!

Inclusive esta raiz tuberosa!

Ainda mais se for com uma alimentação errada!

Nutrientes

Cem gramas tem uma média de noventa calorias, não contém gordura e devido o carboidrato ter uma estrutura molecular mais rígida, não engorda se comida na quantidade certa.

Na tabela de valor nutricional temos principais componentes:

– Potássio;

– Sódio;

– Vitaminas A, C, B6, B12, D e E;

– Magnésio;

– Ferro;

– Cálcio;

– Fósforo;

– Zinco;

– Ácido Fólico;

– Ainda contém Fibras;

– Uma pequena quantidade de Proteína.

energia queima gordura amido resistente cardapio doce calda sufl  chips brigadeiro pudim

Benefícios da batata doce

Além de ser menos calórica, o tipo de carboidrato contido, faz sua queima mais lenta, ou seja, vai sendo liberada de acordo com seu gasto de energia, liberando a insulina aos poucos e a transformando pouco a pouco em glicose.

Por ter uma taxa boa de fibras e uma pequena quantidade de proteínas, ajuda na sua saciedade, prolongando ainda mais, fazendo que sinta menos fome durante as refeições.

Com isso, ajuda na perda de peso e na reposição da massa muscular magra, por ser rico em vitaminas e minerais.

Associada com proteína animal, como carne vermelha magra, carne branca, ou ovo, ajuda a potencializar mais seus benefícios.

Como fazer o uso

Independentemente de ser para treinos, dietas ou simplesmente para enriquecer sua alimentação, o ideal é primeiramente procurar o seu médico, ver suas restrições e quantidade diária que pode consumir com uma alimentação saudável.

No entanto, já existem várias formas de consumi-la, onde é possível encontrar receitas variadas.

Receitas de como preparar batata doce

No microondas

Você pode cortá-la crua e com casca em palitos, ou em rodelas, não muito grossas, temperar com ervas finas e sal.



Depois é só por em um prato forrado com papel toalha, durante três minutos, retirando e virando as rodelas e deixando por mais três minutos.

Assada no forno tradicional

Se escolher assar a batata inteira, enrole-a no papel alumínio, com a parte mais brilhante para dentro, coloque-a na assadeira e leve ao forno pré aquecido, com temperatura de duzentos e vinte graus. Deixe por cerca de trinta minutos.

Na pressão

Coloque as batatas inteiras e com casca na panela de pressão, acrescentando água até cobri-las. Deixe cozinhar por cerca de vinte a trinta minutos, depois que der a pressão. O tempo varia de acordo com o tamanho da batata.

colesterol total intestino canela mel coco bolo fitness brownie pao sopa mousse

diminuidor

Em forma de purê light

Reserve cento e cinquenta gramas, cozidas na pressão, retire a casca e esprema-as. Misture duas colheres de sopa de leite desnatado e uma colher de chá de requeijão light.

Essas receitas, podem ser consumidas em qualquer refeição e ainda ser um complemento, ou acompanhamento de um prato. Ou se desejar, pode somente consumi-las em horários de lanche.

Em casos de dietas, é um ótimo acompanhante para ovo e frango, que são ricos em proteína.

Nunca ultrapasse o consumo de três vezes por dia e nem substitua uma refeição principal como café da manhã, almoço e jantar.

Não é aconselhável come-la frita no óleo, pois a gordura agregando-a, pode causar efeito contrário e fazer você engordar.

Riscos da batata doce

Assim como todo alimento, seu uso exagerado, ou errado, pode ser maléfico a saúde. Além de poder ser prejudicial a uma pessoa, se por algum motivo de doença, ou genética, seu organismo não se adaptar.

O ideal, é procurar um médico e fazer todos os exames, para saber se realmente não existe alguma predisposição a alguma doença, que impeça o seu consumo.

Tendo ou não algum problema de saúde, o seu próprio médico, saberá a quantidade que realmente poderá consumir, pois é muito importante levar em conta, o seu estilo de vida, se pratica ou não exercícios, se tem um metabolismo mais rápido, normal, ou lento.

Um dos riscos que podem ser causados é, uma hipoglicemia, ou hiperglicemia, se consumida erradamente e sem uma alimentação complementar, engordar, se ingerida em excesso ou em forma de fritura, além de anemia e desidratação, por ter uma quantidade pequena de ferro e de alguns minerais.

Por isso a importância de sempre consultar um especialista, antes de consumir demasiadamente esse, ou outro alimento.

Clique agora para ver Como Usar os Benefícios da Chia e se Emagrece