Açaí: Benefícios, Malefícios e Receitas Para Tomar na Tigela



Açaí: benefícios, malefícios e como fazer com nossas receitas

Fruto vindo do açaizeiro que é de origem amazônica, em tupi, essa planta é chamada de ïwasa’i, que traduzido para o português, significa árvore que chora, ou árvore que expele água.

Alguns ainda conhecem essa planta como Juçara, de onde se extrai o palmito Juçara, que é muito apreciado pelo brasil.

No entanto, até a década de oitenta, a fruta era somente conhecida e consumida na região norte, onde faz parte da alimentação e da cultura da população desse local.

Somente entre a década de oitenta e noventa, que a polpa da fruta começou a ser comercializada pelo restante do Brasil.

Hoje, este fruto babáceo é popular e cultivado em outros estados, ganhando cada vez mais mercado.

Ainda é encontrado em alguns países da América do Sul, como Equador, Venezuela, Guianas e Colômbia, em regiões mais próximas de nossas fronteiras.

Seu consumo pelas pessoas do norte é feito com a polpa fria com farinha ou é feito com caldo de peixe, sendo um prato salgado.

No entanto, o consumo no restante do país é de forma doce, onde encontramos sucos, açaí na tigela, misturando cereais, leite condensado e frutas, ou até mesmo sorvetes, que são encontradas em lanchonetes especializadas, ou de fast food.

É muito consumido também por pessoas de academia e atletas, por ajudar dar mais energia e saciedade.

pe maquina calorias antocianidinas transito intestinal

Propriedades

Contém Lipídio, Ferro, Proteína, Carboidrato, Fibra, Fósforo, Potássio, Cálcio, Vitamina B1, Vitamina C, Vitamina E, sessenta por cento de gorduras monoinsaturadas e treze por cento de poli-insaturadas, Antocianina, que está presente na casca e que dá a coloração roxa, Ômega 6, Ômega 9 e Ácido Oleico.

Benefícios e malefícios

Como todo alimento, o açaí tem seu lado bom e ruim, resolvi listá-los abaixo, para que você saiba exatamente o que está ingerindo.

Benefícios

É antioxidante, ajuda a combater o mal colesterol, melhorando a circulação sanguínea, combatendo problemas cardíacos, o envelhecimento precoce, ajuda a prevenir e combater o câncer, previne a osteoporose, a anemia, além de combate-la, ajuda a manter a saciedade por mais tempo e na manutenção e bom funcionamento do intestino, tendo ainda a função de anti-inflamatório e ajudar a aumentar o sistema imunológico.

Se consumido in natura, substituindo uma única refeição, pode auxiliar no emagrecimento, desde que tenha uma alimentação saudável, ou seja, bem balanceada e estiver praticando algum exercício físico.

Malefícios

Para começar, pessoas diabéticas não devem consumir o açaí, por possuir muito carboidrato. Mas pessoas que não tenham, podem consumir sem exageros, pois um consumo muito grande dele, engorda, sobe o colesterol e dá hiperglicemia, que é o aumento da taxa glicêmica no sangue.



Deve ser consumido uma quantidade pequena, onde vai haver uma média de seis por cento do consumo diário de calorias, se for realmente in natura, sem complementos de xaropes, granola, leite condensado, sorvete, paçoca, etc. é o equivalente a uma refeição do dia, quando consumida uma única vez, que é o correto.

Onde encontrar a polpa ou a fruta

Hoje em dia, já é mais fácil se encontrar tanto a fruta em si, quanto a polpa do açaí, sendo comercializado no varejo, em lojas de produtos naturais e supermercados, também podendo ser comprado no atacado por distribuidoras.

Mas tome muito cuidado ao comprar a polpa, pois muitas delas, que são industrializadas, não são puras e tem a adição de açúcar, produtos químicos e outras combinações, aumentando ainda mais as calorias, sendo que sendo totalmente pura, vai haver somente sessenta calorias em cada cem gramas consumida.

berry atacado supermercado leite ninho coco ralado

diminuidor

Como fazer vitamina e suco

Para facilitar tanto para quem faz exercícios para ganhar mais massa muscular e precisa de mais energia, quanto para quem está fazendo uma dieta e exercícios para perder aqueles quilinhos a mais, vou passar uma
receita de vitamina e uma de suco de açaí.

Vitamina para quem precisa de mais energia:

Bata no liquidificador uma polpa pequena, uma banana picada, duzentos e cinquenta mililitros de leite integral, meia cenoura picada, duas colheres de sopa de granola, uma colher de sopa de aveia, uma colher de chá de pó de guaraná ou uma colher de sopa de xarope de guaraná e uma maçã picada.

Depois de tudo batido, é só consumir. Lembrando que essa vitamina é para quem faz exercícios de grandes impactos e musculação, onde vai precisar de um consumo maior de calorias, onde só deve tomar uma vez ao dia.

Suco para quem quer perder peso:

Nesse caso, prefira a fruta congelada, ou se não encontrar, veja na polpa se ela é cem por cento natural para não ter surpresas reversas, por estar consumindo mais calorias que devia. Bata no liquidificador um punhado que seja a palma da sua mão, não muito cheia da fruta, ou uma polpa de açaí, uma fatia de mamão, duzentos mililitros de água e uma maçã. Se preferir, pode colocar uma colher de chá de açúcar, ou algumas gotinhas de adoçante.

Tomar assim que estiver pronto e somente uma vez ao dia. Não tomar o suco com algum outro alimento, como pães, almoço, bolos, queijos, pois isso vai aumentar o teor calórico e a taxa de carboidratos consumidos uma única vez.

Clique aqui agora para ver os Tipos de Banana, Receitas e se Engorda